domingo, 1 de setembro de 2013

DIONÍSIO - O deus - Parte II

Sárcofago infantil romano em mármore ilustando o nascimento de Dionísio (150 - 160 D.C.). 
Ele é a criança sendo amamentada por uma ninfa no canto esquerdo. 


Mito segundo a religião órfica

Zagreu é um Deus da religião órfica, possivelmente de origem frígia, cujo culto começou por volta do século VI a.C.. Píndaro faz alusões a Zagreu, mas quem primeiro conectou Zagreu à mitologia grega foi Nono de Panópolis.

Zagreu foi filho de Perséfone e Zeus, que uniu-se à Perséfone antes dela ser raptada por Hades. Por instigação de Hera Zagreu foi destroçado pelos titãs, mas seu coração foi resgatado por Atena e dado por Zeus, como uma bebida, a Sêmele, antes desta engravidar de Zeus.

Síntese moderna do mito


Destas versões resulta a seguinte narração do nascimento de Dioniso:

Da união entre Perséfone e Zeus sob a forma de serpente foi gerado o Deus Zagreu. Hera, ciumenta, persuadiu os Titãs a atacarem o Deus infante enquanto ele se olhava num espelho. Não só os Titãs o despedaçaram como também comeram os pedaços do seu corpo - todos à exceção do coração que Atena resgatou.

Atena trouxe a Zeus o coração e este usou-o para preparar uma poção com a qual emprenhou Semele, que então gerou Dioniso.

Hera, que sentiu ciúme de mais uma traição de Zeus, instigou Semele a pedir ao seu amante (caso ele fosse o verdadeiro Zeus) que viesse ter com ela vestido em todo seu esplendor. Em outras versões lhe pediu que a mostrasse sua verdeira forma. Semele então pediu que Zeus atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria, em algumas versões, ela o fez fazer uma promessa pelo Estige, o voto mais sagrado, que nem mesmo os deuses podem quebrar. Ele concordou e quando soube do que se tratava imediatamente se arrependeu. Uma vez concedido o pedido teria que cumpri-lo. Ele então voltou ao Olimpo e colocou suas vestes maravilhosas (ou demonstrou sua verdadeira forma), já sabendo de o que ocorreria. De fato, o corpo mortal de Semele não foi capaz de suportar todo aquele esplendor, e ela virou cinzas.

Uma história mais conhecida é a de sua descida ao Hades para resgatar a sua mãe Semele, à que localizou entre as estrelas. Dioniso desceu um poço que se dizia que não tinha fundo, localizado na costa da Argólide, perto do sítio pré-histórico de Lerna . Sem saber o caminho, encontrou Prosimno ou Polimno, às margens do Lago Alcianio. Ele concordou em deixá-lo saber o caminho para Hades em troca de ser seu amante. Dionísio aceitou, e disse para em seu retorno, encontrá-lo à entrada perto do lago de Lerna. Contudo, em sua volta do submundo, Prosimno havia morrido. De modo que para satisfazer o seu fantasma, Dioniso fabricou um falo com um ramo de oliveira e o fincou na tumba de Prosimno. Esta história completa é narrada só em fontes cristãs (cuja intenção era desacreditar a mitologia pagã e, por isso, podem não ser de confiança). Este mito é uma conseqüência da importância do falo no culto de Dionísio e serve como explicação dos objetos secretos que eram revelados nos mistérios dionisíacos.

Zeus retirou do fogo a criança abortada no sexto mês de gestação e coseu-o na sua coxa. No momento oportuno, Zeus desfez os pontos de costura e deu à luz Dioniso. Confiou-o a Hermes, e este passou-o a Ino e Athamas, persuadindo-os a criá-lo como uma menina.

Depois de adulto, ainda a raiva de Hera tornou Dionisio louco e ele ficou vagando por várias partes da Terra. Quando passou pela Frígia, a Deusa Cíbele o curou e o instruiu em seus ritos religiosos.

Curado, ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Ele foi o primeiro a plantar e cultivar as parreiras, e por isso o povo passou a cultuá-lo como Deus do vinho.

Continua...

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário